quarta-feira, 22 de agosto de 2012

NUPERAJO E SEUS EVENTOS
PAIS NA ESCOLA
Foi marcante a presença dos pais na Escola para o fechamento do 1º bimestre.
A escola proporcionou uma tarde dedicada à família. Onde os pais puderam prestigiar as belíssimas apresentações dos filhos e na oportunidade os pais puderam  conversar  com  os professores,  receber os boletins e saborear deliciosos pastéis.
A Escola aproveita para parabenizar os professores que prepararam as apresentações.
FESTA JUNINA
Foi com muita dança, brincadeiras, comilanças e brincadeiras que os alunos do NUPERAJO, festejaram a  junina.

                   NUPERAJO E O PROGRAMA

                                                       

BREVE HISTÓRICO:
Em 1996, com a nova lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), criou-se a parte diversificada do ensino, concebida para que as escolas pudessem contemplar, no seu currículo escolar, alguns conteúdos que refletissem a realidade local onde estavam inseridas, sem prejuízo da base nacional comum.
A partir da abertura dada pela LDB, o ensino do cooperativismo nas escolas viabilizou-se por meio do Programa Cooperjovem, criado no ano 2000, pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP). O objetivo do programa se torna realidade a partir da inserção de uma proposta educacional, baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir de princípios, valores e da prática da cooperação que embasam a doutrina cooperativista. O programa reforça o 5º e o 7º princípios do cooperativismo, respectivamente: Educação, Formação e Informação; e Interesse pela Comunidade. Valorizando a formação/capacitação continuada, o Cooperjovem beneficia professores e alunos de cooperativas educacionais e da rede de ensino público de todo o país.

A Assembleia Geral da ONU declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, destacando a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento socioeconômico e reconhecendo seu trabalho para a redução da pobreza, geração de emprego e integração social. Nada mais justo, já que o cooperativismo está presente nos cinco continentes, proporcionando qualidade de vida para cerca de 1 bilhão de pessoas em mais de 100 países e sendo responsável pela geração de mais de 100 milhões de empregos. Abordando o tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”, a iniciativa visa o reconhecimento ao impacto internacional das cooperativas como modelo de negócio que preza a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
A conquista do Ano Internacional das Cooperativas é inédita e recebida com grande orgulho, já que o tema está sendo considerado no âmbito mundial como de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico.
Informações:(Site sesccop sc) (link cooperjovem)
ABERTURA DA GINCANA COOPERATIVA NA ESCOLA
GINCANA ESCOLAR COOPERATIVA
                                               “PARA UM MUNDO MELHOR”
                                         “DO-AÇÃO”, “COM-FRATERNIZANDO”
                                         “SUCESSO ATRAVÉS DA COOPERAÇÃO”
Dia da divulgação: 03 de julho - 9h
OBJETIVO: Integrar alunos, pais, professores, funcionários e comunidade.
                  Sensibilizar as pessoas para a promoção de valores e relacionamentos cooperativos.



            O quadro abaixo nos dá uma ideia das principais características dos dois tipos de jogos.
JOGOS COOPERATIVOS
JOGOS COMPETITIVOS
Visão de que “tem para todos”
Visão de que “só tem para um”
Objetivos comuns
Objetivos exclusivos
Jogar COM
Jogar CONTRA
Ganhar COM o outro
Ganhar DO outro
Confiança mútua
Desconfiança, suspeita
Descontração
Tensão
Solidariedade
Rivalidade
A vitória é compartilhada
A vitória é somente para alguns


As atividades que privilegiam os aspectos cooperativos são importantes por contribuírem para o desenvolvimento do sentido de permanecer a um grupo.
Jogos cooperativos - diversos jogos

O aumento da conscientização da necessidade de incentivar e desenvolver  o espírito de cooperação de participação numa comunidade, vem transformando profundamente o estilo de se trabalhar em grupo. A própria capacidade cooperativa é um quesito valorizado na hora de conseguir emprego, porque as pessoas estão descobrindo que não dá para ir muito longe sozinhas. Antigamente, as grandes invenções eram atribuídas a uma pessoa. Foi assim com o telefone, com a lâmpada, Hoje, são as equipes que trabalham em conjunto, e unir-se de maneira eficiente tornou-se muitíssimo importante.

Há muito que os jogos estão presentes nas atividades educacionais, mas a maioria dos jogos tradicionais no Ocidente são competitivos.
O conceito de jogos cooperativos tem como elementos primordiais a cooperação, a aceitação, o envolvimento e a diversão.
Nos jogos cooperativos o confronto é eliminado e joga- se uns COM os outros, ao invés de uns CONTRA outros. A comunicação e a criatividade são estimuladas.
Nos jogos cooperativos existe cooperação, que significa agir em conjunto para superar um desafio ou alcançar uma meta, enquanto que nos jogos competitivos cada pessoa ou time tenta atingir um objetivo melhor do que o outro.
Ex.: marcar gols, cumprir um percurso em menor tempo, etc.
            Alunos, professores, direção, pais e comunidades estiveram presentes na abertura e divulgação da Gincana Cooperativa “PARA UM MUNDO MELHOR”.
            Além da gincana a Escola NUPERAJO, trabalha os valores do cooperativismo.  Trabalhando esse projeto em sala de aula os professores notam a mudança de comportamento, relacionamento e atitudes baseado nos princípios do cooperativismo. Contribuindo para formação dos alunos (...)
DESTAQUE OBMEP
Alunos classificados para a 2ª fase  da OBMEP
ALUNAS: TALITA CANALE – 8ª SÉRIE
                  TALITA PAULA FINK – 8ª SÉRIE
                  ALINE SIQUEIRA FARQUIMBA – 8ª SÉRIE
                  MARIA RITA SCHAZMANN
                  ALINE SIQUEIRA FARQUIMBA

SESC NA ESCOLA
SESSÃO CULTURAL  NA ESCOLA PROMOVIDA PELO SESC.
Técnica de Cultura Jaqueline Silveira esteve na escola proporcionando aos alunos momentos agradáveis, contando história e incentivando o gosto pela a leitura e o lazer.

                  BRINCAR É PARTICIPAR
                  Os brinquedos de antigamente eram mais criativos do que os de hoje. Eles tinham mais graça porque os filhos participavam e ajudavam na construção dos mesmos.
                  As pipas eram de pano e um cordão bem simples. Os carrinhos feitos com madeira, às bonecas de pano com rostinho de louça e cabelos de milho.
                  Ah! Isso tudo traz muita saudade. Tudo passou.
                  Vieram as máquinas. Nos dias atuais compram-se brinquedos mais sofisticados para os filhos.
                        A magia dos velhos brinquedos permanece assim como os personagens dos contos de fadas. Lembranças que devem ser revividas por nós e trabalhadas com nossos alunos. Afinal, brincar sempre é preciso. 
                                               PROFª:  MARINARA PEREIRA




segunda-feira, 14 de maio de 2012



O ano de 1987 foi fundado o NUPERAJO (Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba) com o objetivo de levar o ensino médio e ensino de 5ª a 8ª séries até as comunidades rurais do município.
Tratava-se de um projeto inovador, pois tinha como proposta o ensino modularizado e itinerante para todos os jovens que buscavam no conhecimento novas alternativas, sendo que além  de visar à permanência do homem no campo. Eram 12 comunidades atendidas, sendo que além do processo ensino-aprendizagem acontecer nos pavilhões comunitários, os alunos também podiam dispor mensalmente de aulas práticas com orientações técnicas na área de agropecuária e artesanato na Escola Rural.
A partir de1996, sob um novo enfoque, o NUPERAJO deixa de ser uma escola itinerante e passa a concentrar suas atividades na Escola Rural, sendo que os alunos dispunham de transporte gratuito e o ensino continuava na mesma sistemática, ou seja, modularizado.
Em 1998 NUPERAJO, deixa de funcionar através de módulos e passa a seguir o sistema regular, nucleando assim as escolas isoladas, ampliando seu espaço com educação infantil, séries iniciais (1ª a 4ª séries) e (5ª a 8ª séries), permanecendo desta maneira até o momento atual.
Hoje nossa escola, conta com amplo espaço físico,  professores qualificados, ginásio de esporte, sala de informática, aulas extraclasse  como: pesquisa teatro, artesanato. Nestes 20 anos de existência, muitos já passaram por esta escola, deixando sua contribuição e levando consigo o conhecimento adquirido e produzido, demonstrando que basta a crença ideal para que o sonho se transforme em realidade.

ORIGENS E VALORES DA CLIENTELA
O NUPERAJO atende os alunos das diversas comunidades da área rural do município de Joaçaba, sendo os alunos, em sua maioria, filhos de descendente de imigrantes, em sua maioria, italianos e alemães que vêm buscando construir uma nova identidade cultural sem abandonar as raízes e tradições, bem como, desejando aprender novas formas de relações especialmente com o meio urbano, sem ter que deixar o campo, aprendendo à sociabilidade, a extroversão, a melhora da expressão seja verbal ou gestual; a integração e o conhecimento unindo conteúdos de valores culturais e criatividade possibilitando o desenvolvimento das suas habilidades.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

28/04

PASTELADA 28/04 A A.P.P (ASSOCIAÇÃO DE PAIS E PROFESSORES DA ESCOLA NUPERAJO-NUCLEO PEDAGÓGICO RURAL DE JOAÇABA) agradece aos funcionários, pessoal administrativo e professores, sendo que o auxilio de todos foi fundamental para o sucesso do nosso evento.

sexta-feira, 23 de março de 2012

NUPERAJO – Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba BR 282 – KM 396 – Acesso à Linha Abatti – Joaçaba Fone/fax: (49) 3522-5280 / e-mail: nuperajo@yahoo.com.br PROJETO MEIO AMBIENTE – NUPERAJO-2012 Duração: OBJETIVO GERAL • Estimular a mudança pratica de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta. OBJETIVOS ESPECÍFICOS (4RS- REPENSAR, REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR.)  Desenvolver através de praticas educativas a sensibilização dos educandos para a pratica e disseminação de ações sustentáveis.  Reconhecer os problemas ambientais, analisá-los, buscar alternativas para solucioná-los, assumindo posturas coerentes com o pensamento crítico.  Identificar atitudes cotidianas de desperdício e encontrar formas alternativas de controle.  Incentivar todos os envolvidos (docentes e discentes) uma visão critica sobre a temática meio ambiente.  Promover a educação ambiental de forma transdisciplinar.  Demonstrar a diferença entre o reciclar e o reutilizar.  Associar a reciclagem às questões ambientais.  Analisar como ocorre a coleta a coleta de lixo em nossa região e o que podemos fazer em relação a isso.  Conscientizar-se da importância da reciclagem para o estabelecimento de um modo de vida sustentável.  Estimular a criatividade utilizando os resíduos recicláveis encontrados no meio em que vivemos, para produzir trabalhos.  Conscientizar as atitudes de reutilizar materiais, reduzindo a extração de matérias primas da natureza.  Aproveitar materiais reutilizáveis para benefícios próprios dando uma nova ocupação à ele.  Despertar a imaginação dos alunos para procurar dar utilidades à objetos que normalmente seria levado a lixões ou queimados.  Fazer com produtos orgânicos não sejam descartados em lixos causando um mau cheiro aos arredores, incentivando a produção de adubo orgânico e a redução de desperdício. JUSTIFICATIVA: “As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas: por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores.”(OLIVEIRA, 1990,p.18) A Escola NUPERAJO sente-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente, mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escola. Sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra. Diante disso, a escola realiza o Projeto meio ambiente, tendo a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa estabelecendo ações onde seja capaz de: repensar, reduzir, reciclar e reutilizar. “Muitas pequenas coisas, feitas em muitos pequenos lugares, por muitas pessoas, podem mudar a face do mundo”. Provérbio Chinês.
NUPECO 2012 DIA 07/03