segunda-feira, 14 de maio de 2012



O ano de 1987 foi fundado o NUPERAJO (Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba) com o objetivo de levar o ensino médio e ensino de 5ª a 8ª séries até as comunidades rurais do município.
Tratava-se de um projeto inovador, pois tinha como proposta o ensino modularizado e itinerante para todos os jovens que buscavam no conhecimento novas alternativas, sendo que além  de visar à permanência do homem no campo. Eram 12 comunidades atendidas, sendo que além do processo ensino-aprendizagem acontecer nos pavilhões comunitários, os alunos também podiam dispor mensalmente de aulas práticas com orientações técnicas na área de agropecuária e artesanato na Escola Rural.
A partir de1996, sob um novo enfoque, o NUPERAJO deixa de ser uma escola itinerante e passa a concentrar suas atividades na Escola Rural, sendo que os alunos dispunham de transporte gratuito e o ensino continuava na mesma sistemática, ou seja, modularizado.
Em 1998 NUPERAJO, deixa de funcionar através de módulos e passa a seguir o sistema regular, nucleando assim as escolas isoladas, ampliando seu espaço com educação infantil, séries iniciais (1ª a 4ª séries) e (5ª a 8ª séries), permanecendo desta maneira até o momento atual.
Hoje nossa escola, conta com amplo espaço físico,  professores qualificados, ginásio de esporte, sala de informática, aulas extraclasse  como: pesquisa teatro, artesanato. Nestes 20 anos de existência, muitos já passaram por esta escola, deixando sua contribuição e levando consigo o conhecimento adquirido e produzido, demonstrando que basta a crença ideal para que o sonho se transforme em realidade.

ORIGENS E VALORES DA CLIENTELA
O NUPERAJO atende os alunos das diversas comunidades da área rural do município de Joaçaba, sendo os alunos, em sua maioria, filhos de descendente de imigrantes, em sua maioria, italianos e alemães que vêm buscando construir uma nova identidade cultural sem abandonar as raízes e tradições, bem como, desejando aprender novas formas de relações especialmente com o meio urbano, sem ter que deixar o campo, aprendendo à sociabilidade, a extroversão, a melhora da expressão seja verbal ou gestual; a integração e o conhecimento unindo conteúdos de valores culturais e criatividade possibilitando o desenvolvimento das suas habilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário